Muitas pessoas me perguntam:afinal qual é a melhor época para se visitar a Alemanha? Foi por isso que resolvi postar um “calendário” de todos os meses com os seus prós e contras. Muita coisa vale nao só para a Alemanha mas para a Europa central em si.

Notem que tentei colocar nao só os aspectos meterológicos- apesar de que hoje em dia nao dá pra prever o tempo direito, vai muito da sorte mesmo, mas também alguns aspectos culturais de cada época.

Janeiro : para os amantes da neve e de esportes de inverno é junto com fevereiro o melhor mês para esquiar em alguma estacao de esqui no sul da Alemanha, Austria, norte da Itália ou Alpes franceses por exemplo. Dias curtos e vestimenta estilo “cebola” sao fundamentais.

Fevereiro : tao frio quanto janeiro, mas os dias ficam um pouco mais longos, comeca as liquidacoes de inverno, verdadeiras pechinchas para quem gosta de fazer compras. Carnaval de Colonia é o mais famoso da Alemanha mas totalmente diferente do nosso ;)

 Cerejeiras lotam a paisagem em abril/maio

Marco : pode nevar ainda e faz muito frio. Muitos ovinhos de pascoa e decoracoes desta época nas lojas e ruas. As primeiras arvores comecam a florir assim como os narcisos.

Abril : Tem um ditado aqui na Alemanha que diz “ April macht alles was er will” ou seja, em abril o tempo é totalmente de transicao: chove, pode até nevar ( muito raro ) faz sol, vento enfim tudo num dia só as vezes. É muita loteria viajar neste mês:pode se ter sorte ou nao. As lindas cerejeiras e as tulipas já comecam a florir. É época de aspargos frescos, muuito bom :)

Maio : é considerado o mês mas bonito da Alemanha, pois a primavera se mostra com toda sua beleza: tulipas e mais tulipas, flores de todas as cores e tamanhos. As pessoas finalmente podem ficar até mais tarde na terraca ao ar livre, os primeiros churrascos no jardim/quintal. Para quem tem rinite alérgica pode ser um pesadelo, pois tem MUITO polén no ar. Comeca a época das cerejas frescas.

Junho : inicio do verao o que significa ficar o máximo possível ao ar livre. Muitas festas medievais em muitas cidades que se estendem até agosto. Dias longos e temperatura em torno de 20 a 27 graus, mas nao se esqueca que o verao daqui pode ser traicoeiro com dias em que a temperatura pode estar a menos de 20. É sempre bom ter uma jaqueta básica para qualquer emergencia, além de um guarda-chuva é claro.  Final de junho comeca a alta temporada

Julho : considerado o mês mais quente do ano. Muitos turistas e dias bem longos: até nove da noite está claro ainda.

Agosto : altíssima temporada pois sao férias escolares européias. Hotéis lotados assim como praias e estradas e consequentemente precos mais salgados.

 

Narcisos : simbolo da primavera e sempre presente nas decoracoes da Páscoa

Primavera é sinônimo de tulipa: uma das flores que mais se vê nas ruas em abril e maio.

 

 

 Magnólias perfumadas e lindas em abril/maio

Setembro : um dos melhore meses para se vir para a Europa, o tempo ainda está agradável e já nao é mais alta temporada.

Outubro : assim como maio, outubro apresenta algo que nao temos no Brasil – esta divisao de estacoes tao clara como aqui. As folhagens tem todos os tons terra imagináveis. Sem dúvida é uma época muito bonita, mas o risco de pegar chuva é relativamente alto. Os dias já estao mais curtos e a temperatura pode chegar aos 10 graus ou nao.

Lindos tons terra em outubro

Novembro : é o pior mês pois chove muito, já está frio e os dias estao bem mais curtos. Enfim é um frio incomodo por ser úmido.

Dezembro : é o mês natalino e a Alemanha é um dos países que mais comemoram o Natal. Há os mercados de natal em todas as cidades quase – o mais famoso é o de Nürnberg. Nas cidades menores há os mercados natalinos medievais que nao minha opiniao sao bem mais originais.