Parque Sanssouci ( do francês: sem preocupação) é uma atração imperdível para quem está em Berlim ( aproximadamente 40 km da capital ).

Considerado o  “Versailles alemão”, este majestoso complexo que tem vários prédios e jardins  se localiza num grande parque e foi criado no século XVIII por Frederico o Grande e aumentado no século XIX por Wilhelm IV.

Abaixo vemos o Novo Palácio. É aí que se encontram a residência real, o teatro, a galeria Pesne e o salão de festas além da famosa Grottensaal ( um luxuoso hall ) . Sua opulência e grandiosidade serviriam como um aviso de que os prussianos estavam mais poderosos do que nunca depois da vitória da Guerra dos  “Sete Anos” na qual eles saíram vitoriosos.

potsdam1.jpg

A construção mais famosa é sem dúvida é o Castelo Sanssouci. Nenhuma outra construção reflete mais a personalidade marcante de Frederico como este pequeno castelo de verão com 12 cômodos. O sonho do rei era cultivar ameixas, figos e uvas nas suas escadarias. Devido ao clima relativamente frio, todas as plantas tem uma proteção de vidro para o inverno.

postdam2.jpg

A “Estufa de Laranjas” ou no original La Orangerie também é outra bela construção que serviria a princípio como palácio para os hóspedes, mas a seguir foi usada como estufa para plantas exóticas. Este palácio de arquitetura renascentista italiana também possuí uma galeria e vale a pena subir nas torres para se ter uma linda vista do parque.

potsdam3.jpg

A Casa de Chá Chinesa prova a fascinação do rei pela cultura chinesa. Apesar de que este pavilhão também apresentar elementos do estilo rococo.

Casa de Chá

 Insipirado na arquitetura de palácios italianos, o rei também mandou construír os Banhos Romanos, com seus jardins, arcadas e um lago artificial.

Banhos Romanos

Em frente dos Banhos Romanos

potsdam8.jpg

Abaixo mais uma construção do complexo: os Novos Aposentos que era um palácio para os hóspedes do rei com seus cômodos suntuosos e salões de festa com estilo rococo. Ao fundo está o Moinho Histórico em estilo holândes.

 

potsdam9.jpg

 

Abaixo está o jardim na frente  do Castelo Charlottenhof, um pequeno mas luxuoso palácio para o príncipe herdeiro Wilhelm IV e sua esposa.

potsdam10.jpg

Os jardins dos palácios também por si só são também uma atração.

Jardins de Potsdam

Vale ressaltar que os palácios de Potsdam também têm uma grande importância para a história mundial, pois foi aí que houve a Confêrencia de Potsdam, onde os grandes líderes dos países vitoriosos da Segunda Guerra iriam decidir como administrar a Alemanha e tentar contornar os efeitos da guerra.