A Escócia é uma país fascinante que tem muito a oferecer. De monumentos históricos até a paisagens de tirar o fôlego, este país vale uma viagem.

 

O que seria de um passeio à Escócia sem antes visitar a bela capital Edimburgo. Sua posição geográfica por si só já é um trunfo: em cima de formações vulcânicas, perto do mar.

O centro é relativamente pequeno e facilmente explorado a pé. Eu fui em agosto e mesmo no “verão” as temperaturas podem ficar entre 10 e 18 graus, uma boa oportunidade para comprar uma blusa de 100% lã na Royal Mile.

Arquitetonicamente falando ela é dividida entre a Old Town, a cidade velha onde está o centro medieval e suas ruas estreitas, e a New Town, a cidade nova onde estão suas façadas neoclássicas na região de Firth of Forth e Lothian Region.

Logo ao se chegar à cidade é impossível não ver a principal atração no topo do extinto vulcão: o Castelo de Edimburgo.

Castelo de Edimburgo

Construído no século XI, este castelo serviu de residência para reis escôceses e ingleses e até o século XX como forte.

Na primeira vez em que estive na Escócia nos anos 90 ainda não tinha máquina digital, então as fotos de Edimburgo são da net.

De Edimburgo comprei um pacote turístico para as Highlands de três dias. Há vários agentes de turismo que oferecem uma grande variedade de roteiros na avenida principal, a Royal Mile  que é onde está a entrada do castelo.

Abaixo um foto da Royal com a St Giles Church.

Royal Mile

Aliás é na Royal Mile que estão concentrados os pubs, lojas de souviniers enfim, onde se concentra os turistas.

Se você gostar de música, então agosto é uma boa época para se visitar Edimburgo, pois acontece o Festival de Música. Os hotéis ficam lotados e a cidade está cheia de visitantes.

Se tem uma linda vista da cidade no Calton Hill.

A residência da rainha também é aberta a visitas, Holyrood fica no final da Royal Mile.

O prato nacional da Escócia é o haggis que não satisfaz o gosto de qualquer um. Trata-se de um salsichão recheado com coração e fígado de carneiro, cebola, temperos, aveia e carne bovina. Soa bem indigesto, mas garanto que vale a pena experimentar. É servido com purê de batatas e legumes.

Para os chocólatras, recomendo o hot chocolate fudge que é um brownie servido quente e com chantilly ou sorvete.

Próximo post : Highlands