A  primeira viagem que fiz as Highlands foi há dez anos atrás com excursão saindo de Edinburgh. É a melhor maneira de se explorar a região quando não se tem carro a disposição. Têm passeios de um a mais dias, eu fiz o de três e acho que para se ter uma idéia foi de bom tamanho.

O que seria de uma excursão as Highlands sem passar pelo famoso Loch Ness ( o lago do famoso monstro Nessie ). Na verdade este lago não tem nada demais, é o maior lago da Escócia e o também famoso castelo de Urquhart fica ás suas margens.

highlands1.jpg

Outra parada obrigatória é o Castelo de Eilean Donan, famoso por ser o cenário do filme Highlander.

eilean.jpg

Falando em filmes, antes de uma viagem à Escócia vale a pena assistir ao filme “Coração Valente”  para entender melhor a eterna rixa entre escoceses e ingleses e saber quem foi o grande herói Henry Wallace. Aliás uma visita ao seu túmulo está inclusa na maioria dos passeios as highlands.

É nas Highlands que também esta a montanha mais alta da Escócia o Ben Nevis (1344m)pertinho da cidade de Fort William que é onde eu fiquei como base. A cidade em si não tem nada de especial, aliás a atração das Highlands não esta nas cidades e sim na natureza. Fort William é uma boa base para explorar a região e fica já no caminho para a Ilha de Skye que é sem dúvida um must nas Highlands.

Ainda nas redondezas de Fort William há várias trilhas de todos os graus de dificuldade possíveis, mas em todas o visual é lindo. Fizemos a famosa trilha Glen Nevis, só pelas fotos já dá pra dizer que vale muito a pena.

fort-william1.jpg

fortwilliam2.jpg

fortwilliam3.jpg

fortwilliam4.jpg

A Ilha de Skye é na minha opinião imperdível uma vez estando nas Highlands. Ficamos na pequena cidade de Portree. A ilha é pequena e o melhor meio de transporte é de carro. Um dia inteiro é o suficiente para rodar pela ilha. Não deixe de visitar “The Old Man of Storr” que é o ponto mais alto de Skye, a vista do vale compensa a subida. Outra grande atração é a Kilt Rock

skye.jpg

skye2.jpg