p1020163

É esta a vista de boas vindas ao chegarmos à Ilha de Philae.

O Templo de Ísis ( como é também conhecido ) não é tão antigo. Por cerca do séc. IV antes de Cristo, o faraó Nectanebo – da última dinastia antes da invasão grega – manda construir este templo em homenagem a Isis.

p10201641

Segundo a mitologia egípcia,  Seth assassinou seu irmão Osiris, retalhou seu corpo e lançou pedaços ao longo do Nilo. Isis, esposa de Osiris percorreu o Egito procurando as partes do corpo de seu amado para ressuscitá-lo, e haveria encontrado na distante ilha de Philae o seu coração.p1020168

O templo em si não é grande, a maior atração em si é a sua localização em meio a outras ilhas no meio da represa.

O templo de Philae pertence aos templos salvos da inundação pela construção da represa de Aswan. Tijolo por tijolo ela foi reconstruída na ilha de Agilkia, poucos kilometros do local original do templo que está  agora embaixo d´água.

p1020167

Outra tradição diz que em certa ocasião o deus Amon voltou sua ira contra os egípcios e ordenou a sua filha Hathor percorrer o país na forma de uma leoa destruindo tudo o que encontrasse. Após seguir sua ordem de destruição por algum tempo, Hathor haveria finalmente aplacado sua fúria e repousou em Philae.

Eis porque os templos da ilha, construídos na era Ptolomaica são especialmente dedicados a estas duas divindades.

Com o advento da conquista romana, os imperadores permitiram a continuidade da religião, e Trajano inclusive inaugurou um novo pavilhão no templo. Os humores, entretanto, mudaram com a chegada do cristianismo, mas mesmo quando todos os templos da antiga religião foram fechados, Philae permaneceu aberto: conta-se que os sacerdotes alegaram que Isis nada mais era do que uma das formas da Virgem Maria para manter o templo ativo.

p1020166

No século V, por fim, foi ordenado o encerramento do culto de Isis, e a ilha foi colonizada por um assentamento de cristãos, convertendo o antigo templo em igreja, e desfigurando boa parte das imagens de deuses e faraós da antiguidade.

Em um dos bem preservados relevos no interior do templo, há uma cena bastante intrigante, em que Isis amamenta seu filho Horus, sentado em seu colo, uma cena muito semelhante às pinturas da Virgem Maria alimentando o menino Jesus.

p1020165

Apesar de pequena há obviamente stands com souviniers e até uma lanchonete que esperam sempre ansiosos os vários barcos de turistas que chegam a  todo instante.