p1020766

Cesky Krumlov é uma cidadezinha charmosa a 170 km de Praga na bucólica região do sul da Boêmia. Esta região já foi ocupada pelos alemães e é do alemão que vem o seu nome original “Krumau” ( krum = torto + Au = vale ). Ao visualizar o mapa de Krumlov se entende o porquê. O Rio Moldavia ( o mesmo que corta Praga ) tem várias curvas, deixando o centrinho de Krumlov com o formato de uma pera.

Uma das fotos clássicas de Krumlov: vista do castelo

p1020765

p1020770

É impossível não se impressionar com a primeira vista da cidadezinha que tem tudo que precisa para ser fotogênica de qualquer ângulo: arquitetura renascentista, barroca e gótica, castelo encrustado no rochedo, rio sinuoso cortando a cidade tudo isso num belo vale.

Praça central de Krumlov

p1020774

E pensar que antes de 1992, ano em que a Unesco a colocou na lista dos patrimônios históricos da humanidade, tudo estava ainda esquecido e desconhecido….

Hoje a história é outra…. Turistas de todos os lados querem ter a oportunidade de ver o charme de Krumlov de perto, vários ônibus com japoneses, chineses, americanos e claro austríacos ( a cidade é muito perto da fronteira com a Áustria ) e por último muitos alemães povoam esta cidadezinha de 15000 habitantes a partir de abril. Muitos deles vêm de Praga para passer um dia e voltam a tarde.

Fachada imponente do castelo

p1020745 

Na verdade um dia é suficiente para se ter uma idéia. A cidade é facilmente explorada a pé.

Ponte que liga as diferentes partes do castelo

p1020743

 A praça central é simpatica , mas de forma alguma o “coração” da cidade. Todo mundo quer estar a beira do Motlava e se possível com a vista deslumbrante do castelo como pano de fundo.

Os preços são ainda camaradas e várias opções que variam de cafés, bares a restaurants italianos, chineses, enfim, a cidadezinha se remodelou inteira para atender a demanda estrangeira.

p1020752

A cidade é considerada uma das mais ricas de todo o país graças ao turismo. Isso contribuiu para sua rápida recuperação depois das enchentes de 2002, em que o centro ficou a quase 2 metros debaixo d’água.

p1020753

 Um dos pátios do castelo

p1020759

Visita obrigatória é o castelo renascentista. Ele é enorme e dividido em vários pátios diferentes. Há também um jardim e se pode subir na torre para aquela foto que todo turista tem que tirar, ou seja: rio + centrinho + vale. Antes de entrar no castelo há um fosso com dois ursos, não me perguntem o porquê deles estarem ali….

p1020775

Marca registrada de Krumlov : a torre do castelo

p1020748

Para quem gosta de fazer algo diferente, é possível andar de caiaque no rio. Os passeios variam de 1,5km a 35km.

p1020760

Os cristais desta região são mundialmente famosos por sua qualidade e beleza. É um bonito souvinier deste lugar tão especial.

Independentemente de Cesky, a região da Bohêmia é muito bonita e resolvemos explorá-la um pouco mais, mas isso é assunto para outro post J

 Ursos se refrescando no fosso

p10207711