P1020887

O Lago Königsee ( König = rei, See = lago ) é assim como o seu nome diz, um lago majestoso. Ele é o supra-sumo dos lagos alemães : a água mais limpida ( potável ), o cenário mais bucólico, as paisagens mais fotografadas,enfim ele é considerado por muitos o lago mais bonito da Alemanha.

Muitas das paisagens dali fazem parte de qualquer folhinha de calendário….

É uma atração imperdível para quem está perto de Salzburg por exemplo ( 25 km de distância ).

O Königsee está dentro do Parque Nacional dos Alpes Berchtesgaden cercado por várias montanhas inclusive o Watzmann ( segunda montanha mais alta da Alemanha ) com cerca de 2000 metros. Tem uma estória sobre o Watzmann e suas montanhas próximas. Segundo a lenda, havia um rei muito malvado que como castigo de Deus o transformou na montanha junto com a  sua esposa  e 7 filhos.

Os passeios de barco começam aqui

P1020838

O Königsee tem 8 km de comprimento e 1250 metros de largura com profundidade de 200 metros. Desde 1909 os barcos sao elétricos preservando desta forma a tranquilidade e limpeza do lago.

O passeio ida-volta (15 euros ) dá uma parada em São Bartolomeu e vai até Salet, onde há um lago menor. Há um guia que explica as peculiaridades do lago e dos seus arredores. Para quem não entende alemão, há guias perto do guichê ( tem também em português!).

P1020840

O ponto inicial do passeio de barco tem uma estrutura super turística. A avenida principal ao lado do estacionamento tem lojas de diversos souvenirs da região e também bugigangas “made in China”.

P1020845

O Watzmann com sua família

P1020853

O passeio é bem tranquilo e dura cerca de 20 minutos até a primeira parada, a Igreja de Bartolomeu, o padroeiro dos agricultores. O interior da igreja não tem nada demais, e não demos sorte pois justamente quando estávamos lá o telhado estava sendo substituído :(.

A foto da net sem os andaimes…. 😦

Foto clássica do Bartolomeu

 

O que vale a pena mesmo uma vez estando lá é o “Biergarten” ao lado da igreja. Os Biergarten fazem  parte da cultura alemã, são os restaurantes ao ar livre onde o que não se falta é cerveja, claro… Este é um dos Biergarten mais bonitos em que já estive, de um lado o Watzmann e do outro o Königsee….

P1020854

Saindo da Igreja Bartolomeu a próxima e última parada é em Salet onde está o Obersee, que é um lago bem menor. Atenção para os horários dos barcos, o último sai às  seis da tarde.

Para fazer tudo com calma, eu faria o passeio de barco até Bartolomeu e Salet num dia sem stress…. mas caso não tenha muito tempo, é melhor faze-lo na parte da manha.

No segundo dia fizemos a subida a montanha Jenner (1874 metros de altura )  Há duas maneiras de chegar lá: a pé ou de bondinho ( 19,50 euros ).

P1020874

A vista lá de cima é de tirar o fôlego. As fotos falam por si.

P1020875

P1020888

Lá em cima têm também um restaurante. Pegamos o bondinho para descer até metade do percurso, pois decidimos fazer a segunda parte á pé.

O restaurante nos pés da montanha Jenner

P1020890

A partir de maio, várias tavernas na montanha abrem para os turistas, muitas delas são bem simples, mas não falta cerveja alemã e pratos típicos bávaros.

Outra dica para quem gosta de cenários bucólicos é o Wimbachklamm. Esta fenda rochosa apresenta várias quedas d´água. A entrada custa 1,50 €.

P1020808

P1020829

Outro must para qualquer fotógrafo/turista é a igreja de Ramsauer. Com certeza todo mundo já teve uma folhinha de calendário com esta igrejinha. Abaixo a minha foto e a foto clássica de calendário.

P1020832

Tivemos muita sorte com a nossa pensão. Por apenas 15€ por pessoa, tivemos direito a um apartamento para 4 pessoas todo equipado e bem cuidado. Assim como no Reino Unido há os B&Bs,  na Alemanha, há as Ferienwohnungen ( casas de férias ), onde as famílias alugam pequenos apartamentos para famílias. Os preços são bem camaradas e se tem a liberdade de ter sua própria cozinha. Fomos no final de maio em que é ainda baixa temporada, mas os preços não sobem muito na alta também. Um site muito útil para achar estadia é o fewo.de, nós ficamos na casa da família Rasp .

 A varanda do nosso apartamento…

P1020833

….com a vista para o Jenner

P1020834

Outra atração famosa da região é a Kehlsteinhaus que foi um presente para Hitler no seu aniversário de 50 anos. Apesar do seu quartel general de Berchtesgaden ter sido destruído, a Kehlsteinhaus é hoje um restaurante. Acesso somente de ônibus e há também um elevador para chegar ao topo da montanha onde está a casa.

A cidade de Berchtesgaden não oferece muito em si, uma volta pelo centrinho já dá para se ter uma idéia de que a maior atração deste lugar é a natureza.

Hirchenhaus

P1020899

Uma das construções mais bonitas de Berchtesgaden é o Hirchenhaus que é de 1594 onde costumava ser uma pensão. Vários prédios do sul da Alemanha tem esta mesma pintura retratando santos ( os bávaros são muito católicos ), anjos, fatos históricos ou paisagens.

P1020898