A história de Pompéia sempre me fascinou e visitar este sítio arqueológico é um must para quem gosta de história.    

Vindo da região de Amalfi é super prático chegar até lá ( de carro ) sem precisar atravessar Nápoles. Na verdade as ruinas de Pompéia estão na cidade de Pompéia ( saida da estrada Napoles-Salerno ) antes de chegar a Napoles.   

As ruas de Pompéia

Sem dúvida  Pompéia  é um dos lugares mais visitados da Itália com 2 milhões de turistas por ano.     

 Muito do que sabemos hoje em dia sobre os romanos é graças a descoberta de Pompéia que foi enterrada por seis metros de cinzas do vulcão Vesúvio.      

Barzinho de Pompéia

 No ano de 79 depois de Cristo foi quando tudo aconteceu, muito da cidade ainda estava se recuperando do terremoto no ano de 62.    

      

Chegamos  relativamente cedo sem quase nenhum turista, o que aumentou mais a sensação de viajar no tempo. Ficamos quase 6 horas lá, mas acho que eu passaria tranquilamente um dia inteiro.    

Ruas desertas de Pompéia

Há as mansões imperdiveis como a Casa de Fauno com seus 3000 metros quadrados a maior de Pompéia cheia de mosaicos inclusive o famoso com Alexandre o Grande ( original está no Museu de Nápoles ); ou a Casa dei Vetti com seus afrescos.    

  11 euros é mais do que um preço justo para ter o privilégio de entrar num lugar onde há mais de 2000 anos nada foi mudado.    

Fórum – centro dos acontecimentos- só pedestres podiam circular pela praça    

 Muito do que foi descoberto está no Museu Arqueológico de Nápoles que serve como um complemento a visita a Pompéia.    

Paralepipedo de Pompéia

Pompéia tinha tudo que uma cidade próspera tinha que ter:  mansões de comerciantes abastados, muitas tavernas, bordéis com afrescos eróticos para inspirar mais os clientes, teatros, arena, templos de deuses como Iris ou Júpiter assim como termas e o fórum onde era o ponto central da cidade.    

Corpos encontrados no vinhedo de uma grande propriedade

O lado macabro de Pompéia

  Pompéia se encontra num ótimo estado de conservacao apesar da multidao que as ruinas recebem todos os dias.  

A "faixa de pedestre"

  O vulcao Vesuvio está a 25 km de Pompéia.  

Detalhe de um "jardim de inverno" de uma das mansoes de Pompéia

Acabou o sossego, turistas e mais turistas...

Jardim interno de uma mansao

Marcas de carrocas nas ruas de Pompéia

Vesúvio

Num post sobre Pompéia é impossível não falar do vulcão Vesuvio. A sua ultima erupção foi em 1940 e os cientistas esperam poder prever a sua próxima. Quando se aproxima de Napoles, é incrível ver bairros inteiros construídos bem alto, impossível dizer que tais moradores se salvariam caso houvesse uma erupção surpresa. O governo tentou proibir a construção nas areas de risco, até indenizou famílias mas de nada adiantou. Muitas pegaram o dinheiro e alugaram a propriedade para outros e depois de um tempo até voltaram a morar ali.  

Melhor vista de Nápoles : do alto e de longe