Esta cidade encantadora é com certeza um must-see siciliano. Foi com certeza um dos destaques desta viagem.

Sua posicao geográfica é o seu grande trunfo, pois ela fica no topo da montanha ( a 751 metros acima do nível do mar )com uma vista de tirar o fôlego, sem dúvida qualquer cantinho de Erice é super fotogenico.

Por se situar bem ao alto, normalmente sempre venta mais do que a média.

As ruas charmosas de Erice

Chegar lá já foi uma atracao em si, com paisagens dignas de cartao postal.

Uma vez estando em Erice é possível comprar um passe para  ter acesso as várias igrejas e também subir na torre. O passe custa 5€.

Gracas a este post da Mayo, resolvi adicionar esta cidade ao meu roteiro siciliano e tenho que admitir, valeu muito a pena.

Foto tirada da torre

As fotos já provam que vale muito a pena conhecer este canto tao especial desta ilha.

Foi estes uns dos meus motivos principais de ir pra Sicília : cidades pitorescas, natureza, mar, montanha…. enfim, tudo isso se encontra concentrado em Erice e seus arredores.

A principal atracao é passear pelas suas charmosas ruas medievais.

Castello di Venere : construído pelos normandos no século XII.

Lá embaixo esta a cidade de Trapani

De lá rumamos para Monreale.  Esta cidadezinha fica a 8 kilometros ao sul de Palermo a 300 metros acima do nível do mar.

Para quem está em Palermo, a Catedral de Monreale é simplesmente um must. Construída no século 12, por fora ela nao tem nada de muito especial, mas o exterior engana e muito. Lá dentro o seu interior impressiona pela beleza e pelos seus mosaicos de ouro.

Parte de trás da catedral

A impressao que se tem com o efeito dos raios solares é que toda a igreja fica iluminada como se fosse uma “nuvem dourada”, o efeito é simplesmente espetacular.

Foto clássica de Monreale com Jesus ao fundo

É clara a inflûencia bizantina. Jesus é retratado como todo o poderoso e nao crucificado. Monreale apresenta influencias bizantinas, normandas e árabes.

Várias cenas biblicas sao representadas com todos os detalhes através dos mosaicos, um trabalho de artista.

 E toda esta obra de arte pode ser vista de graca!!! Em compensacao quem quer entrar no pátio interno do mosteiro beneditino tem que pagar 6 euros. Eu diria que depois do show da catedral o pátio interno é interessante….

Cada uma das 228 colunas foi feita por um artista diferente e nenhuma é igual a outra.

Palermo

Depois deste dia intenso, voltamos para o hotel em Cefalu onde passariamos a nossa ultima noite. Próxima parada Sicilia central, mais precisamente Enna.