Apelidada de “a rainha dos fjordes”, Bergen fica perto dos fjordes mais famosos do país. Antiga capital norueguesa (Oslo foi nomeada capital só no século 14 ),Bergen é uma cidade jovem e cosmopolita para padroes noruegueses com seus 236 mil habitantes.

Foto clássica das casinhas de Tyske Brygge

 

Mais uma vez a “marca” Unesco se faz presente em Tyske Brygge ( “Ponte Alema “) o que naturalmente multiplica o número de turistas por metro quadrado.  Era ali  que os mercadores alemaes viviam e trabalhavam na Idade Média.

O labirinto de ruelas em Tyske Brygge

A posicao geográfica de Bergen explica a sua história de glória no passado, onde ela era um dos centros das rotas de comércio da Idade Média.

Como nao deixaria de ser, por ser muito turística,Bergen parece um pouco artificial até. Nao estou dizendo que nao vale a pena, mas é o mesmo de sempre: todo o centrinho de Brygg, por exemplo,é ocupado com uma loja de souvinier atras da outra, precos inflacionados e abarrotada de turistas…

A minha dica é se perder pelas suas ruelas charmosas ainda no centro mas nao em Brygg, ou pegar o bondinho para ser ter uma vista do alto. Um dia é suficiente para esta cidadezinha, que para padroes noruegueses é uma cidade grande.

Cantinhos charmosos de Bergen

O centrinho de Bergen é relativamente pequeno e facilmente explorado a pé.

O mercado de peixe é outra parada obrigatória

Bergen é  a cidade centro dos fjordes, de lá é possível fazer passeios pelos fjordes desde “Norway in a Nutshell” ( uma pequena amostra da natureza exuberante dos fjordes ) ou pela Fjord-Tour tbém é possível fazer passeios. www.fjord-tours.com

Em materia de cidade em si, Alesund me impressionou mais que Bergen por ser mais “autêntica” , mais detalhes no próximo post!