A Jostedealsbreen  é a maoir geleira da Europa continental. Ela possui   487 kilometros quadrados e  uma camada de gelo de até 500 metros. Do seu plateau ela se espalha em várias direcoes, 22 para ser mais exata.

Esta geleira comecou a se formar por volta do ano 500 antes de Cristo, em 1750 alcancou o seu tamanho máximo e vem desde entao diminuindo.

Vê-la de perto é uma experiência inesquecível. Ela tem uma cor azul que simplesmente hipnotiza, é impossível desviar o olhar. Conforme a luz do sol ela muda ligeiramente de cor. Com certeza um dos maiores highlights desta viagem.

A temperatura é sempre gelada por aquelas bandas, mesmo no verao uma media de 13 graus.

Ao longo da estrada 55 que acompanha o Sognefjord  há placas sinalizando a Jostedalsbreen  que fica  numa estrada “sem-saída“ ( a estradinha 604 ). Para entrar na estradinha tem que pagar pedágio. Há um centro turístico mas resolvemos dirigir mais uns 2 kilometros até o estacionamento e dali até o comeco da geleira sao mais 40 minutos a pé por rochas escorregadias. Há outra alternativa como pegar um barco até a geleira.

Para os mais aventureiros há vários tours de trekking pela geleira de todos os graus de dificuldade possíveis e imagináveis. Pode parecer óbvio, mas nao custa repetir que é  proibido  subir na geleira sem equipamento e guia.

Aguardem o meu ultimo post da série Noruega com mais dicas e impressoes de outros lugares deste país fascinante.