Estocolmo é uma das capitais mais bonitas da Europa e também nao é para menos, pois um terco de seu território é urbano, um terco com parques e zonas verdes e o que “sobra“ é formado pelo elemento água.

 Ou seja, sua posicao geográfica ajuda e muito a contribuir para o seu charme nórdico.

Para todo lugar que se olha em Estocolmo tem um barco á vista, pois é um meio muito prático de se locomover entre as ilhas que formam esta bela cidade.

Na minha opiniao a melhor atracao de Estocolmo é o seu visual em si, a deliciosa mistura do estilo escandinávo e a sua natureza em volta .

Se perder pelo centrinho de Gamla Stan, tirar as fotos clássicas de seus cantinhos charmosos. De prefêrencia ir no verao para ter o dia mais longo possível e temperaturas agradáveis.

 Todo mundo que já esteve em Estocolmo tem  esta foto

Fiquei um dia inteiro em Estocolmo o que é muito pouco, aconselho pelo menos 3 para curtir os seus cantos charmosos  e fazer algum “bate e volta”( mais detalhes no post seguinte).

Assim como em Copenhagem , Estocolmo também tem um Parque Tivoli

 As pessoas sao solicitias e cordiais, enfim uma cidade de bracos abertos para visitantes.

Meu outro programa favorito em Estocolmo foi sentar num café e ver a vida passar, sem obrigacoes “turisticas”. É muito bom nao ter uma lista para “ticar” ( museus, monumentos, palácios etc etc ), nao ter nada pra fazer em plenas férias! Ás vezes muita gente se esquece disso e cada viagem acaba virando uma “to-do-list”, uma correria sem fim… enfim quem nunca passou por isso, que atire a primeira pedra, mas desta vez resolvi agir diferente e fiz o que tive vontade de fazer no momento, sem estresse.

Cantinhos charmosos de Estocolmo, tao perto da via principal dos visitantes mas tao calmos ao mesmo tempo

Tivemos muita sorte em achar um camping no coracao de Estocolmo ( puramente por acaso ) fica na ilha de Langholmen a 2,5 km de Gamla Stan, um delicioso passeio de 30 minutos ao longo de um dos muitos canais.

Um dos vários jardins nos parques de Estocolmo.

Uma outra atracao imperdível além de se perder pelo centro é pegar um tour de barco. Neste site ( www.stromma.se ) tem mais informacoes. Nós pegamos o nosso em Gamla Stan, mas é possível pega-lo em vários lugares, estilo “hop-on/hop-off” só que de barco.

Aguardem no próximo post um bate-e-volta imperdível de Estocolmo!