Depois  de 5 anos depois da minha primeira viagem a Irlanda, aqui estou eu de novo neste país fascinante.

Minha base foi Dublin por motivos profissionais. É muito interessante ficar um tempo maior do que a maioria dos turistas ficam para entender melhor esta cidade.

Por ser uma cidade compacta, ela é facilmente explorada a pé. Para fazer um “reconhecimento inicial” é possível pegar o ônibus hop-on hop-off com passes de até dois dias. Eu aconselho este ônibus para quem esta sem tempo mesmo, porque como eu já disse Dublin é uma cidade super fácil de se navegar.

Como eu já tinha visto os “must sees” na minha primeira visita, eu pude curtir a cidade de uma maneira diferente. Voltar para os lugares que mais gostei e explorar cantinhos que passam despercebidos pela maioria.

Há vários parques que servem como um “oásis” no meio da cidade, uma delicia fazer um piquenique em algum cantinho e ver o tempo passar….

Merrion Square no comeco da primavera

Oscar Wilde Memorial em Merrion Square

Outra maneira legal de descobrir Dublin é de bicicleta. A cidade é plana e tem ciclovias.

O “coracao da cidade fica entre a O´Connell Street e a a Trinity College.

Uma das minhas caminhadas favoritas comecam  no Grand Canal  de lá direto para o St. Stephen´s Green passando pela Grafton Street onde sempre há artistas de rua e músicos tentando ganhar um trocado.

No final da Grafton Street está o Trinity College que também fica praticamente ao lado do Temple Bar.

Do Temple Bar é só atravessar a Liffey Bridge e andar ao longo do rio Liffey até a O´Connell Street. Parada obrigatória no correio onde ainda hoje há marcas de bala nas suas colunas devido a “Easter Rising” de 1916 ( o comeco do processo de independencia ).

Símbolo da resistência irlandesa contra o domínio inglês

Ar totalmente bucólico no Grand Canal, nem parece que se está no coracao de Dublin

Uma das perguntas mais frequentes é : afinal quantos dias em Dublin?

Para mim o ideal sao dois dias inteiros só para a cidade em si, de lá dá pra se fazer inúmeros bate e volta com os que mencionei aqui.