Faz muito tempo que estou devendo um post desta linda cidade que passa despercebida por muita gente. Apesar de que isto está mudando porque desde 2006 seu centro medieval é patrimônio da Unesco.

Regensburg é com certeza uma das minhas cidades alemas favoritas.

Ela é uma cidade de porte médio para padroes alemaes oferecendo de tudo um pouco, de ruelas medievais charmosas, pracas cheia de cafés, sorveterias e restaurantes até uma belíssima catedral gótica.

Os alemaes frequentemente se referem à atmosfera quase “italiana” em Regensburg no verao com seus cafés bombando. Por ser também uma cidade universitária há muita gente nova na cidade em comparacao a outros lugares onde é visível o envelhecimento da populacao.

A catedral de Sao Pedro construída no século XIII

A melhor atracao de lá é se perder pelo seu centrinho ou fazer um passeio de barco até Kelheim ( mais detalhes em outro post ) pelo rio Danúbio.

Regensburg oferece uma ótima gastronomia. Para quem prefere um menu mais exclusivo $$$, o Restaurante David é imbatível.

Eu também recomendo o Restaurante do Hotel Bischofshof  ao lado da catedral, é muito bom principalmente no verao quando é possível comer no Biergarten ouvindo os sinos da catedral.

Outro lugar clássico para se comer a típica linguica de Regensburg é a Würstkuchl ( a “Cozinha da Línguica ) que fica ao lado da Ponte de Pedra, impossível nao achar. Esta taverna  polariza bastante as opinioes, por um lado “pega-turista” pelos precos abusivos e por outro um must quando se está em Regensburg.

O Rio Danúbio e a Famosa Steinernen Brücke ( Ponte de Pedra ) com a catedral ao fundo

Regensburg pode ser facilmente “encaixada” num roteiro pela Baviera por sua excelente posicao 125 km de Munique ( uma hora e meia – dá pra fazer bate e volta tranquilamente ) ou 115 km de Nuremberg ou ainda em combinacao entre Praga e Munique  tendo Regensburg como pit-stop por exemplo.

Prefeitura de Regensburg

Eu reservaria um dia inteiro para esta belíssima cidade, se for fizer o cruzeiro pelo Danúbio dois. Mais dicas do que fazer ao redor de Regensburg no próximo post.