Bayreuth ( se pronuncia bairóit ), esta simpática cidade bávara pode soar desconhecida aos ouvidos da maioria, mas para quem gosta de ópera e Richard Wagner, é este O LUGAR.

Pois foi neste local que Wagner escolheu para construir sua casa de ópera, o Festspielhaus patrocinado pelo reio Ludwig II que era seu fã incondicional.

Todo ano no verão desde 1876, há o festival de ópera na Festspielhaus ( li em algum lugar que até o nosso imperador PedroII foi à inauguração deste teatro).

É simplesmente impossível conseguir ingressos, a menos que se seja uma celebridade ou político. Todos artistas e músicos envolvidos em tal festival são considerados os melhores do mundo.

Abaixo a mansão de Wagner que hoje é um museu.

 bay-1.jpg

 E os fundos da mansão Wahnfried, onde ele e sua esposa estão enterrados.

bay2.jpg

Bayreuth tem ainda uma outra ligação com a música além de Wagner, a Casa de Ópera da Marquesa é também uma grande atração desta cidade.

bay4.jpg

Construída entre 1744 e 1748 a mando da Marquesa Wilhelmine ( irmã do Rei Frederico da Prússia ), esta casa de ópera era uma das mais famosas do seu tempo. Com sua arquitetura barroca baseada no norte da Itália, este teatro contém um grande camarote que mostrava o quão importante a presença da Marquesa e sua família era para o teatro. Este é sem dúvida um dos poucos teatros do século XVIII que permaneceram intactos desde então.

A Marquesa Wilhelmine foi uma personalidade importante para Bayreuth. Ela era casada com o Marquês de Bayreuth e tinha por residência o Novo Palácio e o Ermitage como uma residência de verão.

bay5.jpg

bay12.jpg

Apesar de sua arquitetura exterior “simples”, os cômodos do Novo Palácio impressionam pelas obras de arte e os diferentes quartos que apresentam um tema diferente, como por exemplo o Cabinete dos Espelhos Fragmentados, a Sala de Música ( Wilhelmine era fascinada por música clássica ) e a Sala das Palmeiras em estilo rococo.

Uma das vantagens de se viajar no verão/primavera são os jardins dos palácios que por si só também são uma atração.

bay6.jpg

Um pouco afastado do centro de Bayreuth,  encontra-se o Palácio Ermitage com seus belíssimos jardins. Criado numa época em que não havia tais jardins na Alemanha, o jardim deste complexo é único.

Este palácio era a residência de verão da Marquesa. Destaque para o Templo do Sol ( foto abaixo ).

bay7.jpg

O que chama atenção nesta parte do Palácio é a estrutura de mosaico de pedras naturais, única na arquitetura alemã.

 

bay8.jpg

Os jardins são grandes e tem cada canto diferente a ser descoberto.

bay9.jpg

bay10.jpg