A Bulgária é um país ainda inexplorado por nós brasileiros e sai totalmente  do roteiro clássico do leste europeu como República Tcheca com Praga ou Hungria com Budapeste. Na verdade no quesito capital, Sofia nao tem muito a oferecer se comparada com as duas capitais mencionadas, mas em compensacao, seu interior è rico em cidades históricas e suas belezas naturais.

Mosteiro de Rila – Patrimônio da Unesco

Em matéria climática a Bulgária tem dois climas diferentes: ao longo da costa do Mar Negro é quente e mediterrâneo, já no interior montanhoso e continental e portanto muito quente no verao e muito frio no inverno. Veliko Tarnovo por exemplo pode ter temperaturas de +40 a -40 no verao e inverno respectivamente, uma diferenca de 80 graus….

Além disso a Bulgária è um país baratíssimo, quando uso superlativo nao estou exagerando. Só para ter uma idéia uma refeicao na segunda maior cidade do país (Plovdiv) num restaurante mais chique com três pratos, vinho custou 13 euros por pessoa, uma pechincha se comparado ao resto da Europa.

Souvenier típico búlgaro : cerâmicas

Os hotéis também sao super em conta, dá pra ficar num hotel 3 estrelas com café da manha por 40 euros o casal.

O país è super fácil de ser “navegado” por conta própria, as estradas sao muito boas e as sinalizacoes estao na grande maioria no alfabeto cirílico e em seguinda no nosso alfabeto.

Como meu companheiro de viagem tem alguma nocao de russo, nao tivemos problema nenhum, mas por via das dúvidas è sempre bom ter um mapa em cirílico na mao.

Nos hotéis a maioria  falava um pouco de inglês e em todos os restaurantes tem o cardápio em inglês.

Este país é  de uma cultura milenar e foi ocupado por gregos, romanos e otomanos. Há portanto influências de todos estes povos na sua arquitetura e culinária por exemplo.

Ficamos seis dias por lá distribuídos da seguinte forma :

Balcik no Mar Negro

Veliko Tarnovo

Plovdiv

Goce Delcev

Aguardem mais posts !