Nao tem roteiro mais personalizado do que aquele feito por você mesmo. O planejamento da viagem è um ritual que faz uma parte importante do processo de viajar, a ansiedade por algo desconhecido, aquele friozinho na barriga è dez vezes maior quando se planeja tudo de ante-mao do que já ter tudo “empacotado” por uma outra pessoa/agência.

Nos meus anos de estrada « desenvolvi » alguns métodos que se tornaram o padrao quando planejo qualquer viagem e o melhor de tudo, todo o processo nao requer nem prática muito menos habilidade, pelo contrário è só saber onde procurar que qualquer um pode montar o seu roteiro facilmente!

O mundo é tao grande, por onde comecar?????

Entao vamos pelo comeco….

Assim que você já estiver decidido o seu destino,  fica mais fácil pesquisar, claro.

Inspiracao é o que nao falta nos tempos de internet, várias das minhas viagens se inspiraram em outros blogs/relatos de viajantes que já estiveram em um determinado lugar.

Antes de pesquisar  para onde quero ir eu faco uma pesquisa no Flick para “visualizar” melhor o lugar. Na sua grande maioria sao fotos de outros viajantes como você e nao fotos editadas por photoshop.

Em seguinda eu consulto  o “Viaje na Viagem” do Riq Freire e suas “Bóias”, além dele e da sua equipe entenderem muito do assunto, tem a “blogosfera” de viajantes que dao seus “pitacos” sobre os diferentes temas em pauta. Normalmente è através dele que eu consigo as primeiras dicas ou de algum dos muitos blogs que ele indica aqui.

O oráculo Google logicamente vem num segundo momento, com palavras chaves primeiramente em português e depois em inglês. O único problema desta ferramenta è separar o “joio do trigo” nem sempre os sites que vem logo na primeira página sao os melhores.

Se você ler em inglês, o site virtual tourist dá dicas práticas de quem já esteve nos lugares e também tem um forum em que você pode postar a sua pergunta, normalmente vai sempre ter alguém que responde.

Apesar de eu nao ser “mochileira” o site do mochileiros pode ser também muito útil.

Toda informacao que eu acho “pertinente” ao meu perfil  sobre determinado destino, eu copio e salvo num arquivo com o nome daquele país/regiao. No final de toda a pesquisa eu imprimo tudo e levo sempre na viagem comigo. Eu já usei este “método“ ao invés do tradicional guia de viagem, mas o ideal è ter um guia e o seu arquivo numa pasta anexa.

Num segundo momento eu uso o Google Maps para visualizar a minha rota. Esta ferramenta è fantástica pois inclui também o tempo gasto e distâncias. Lógico que nao dá para confiar totalmente no tempo gasto para uma determinada distância, vai depender do meio de transporte e das condicoes das estradas, mas já serve para se ter uma idéia. Eu também copio a página com a “minha rota” e salvo num arquivo, mas tarde eu imprimo este mapa e junto a minha pasta anexa.

Um exemplo de roteiro pelo Sul da Alemanha/Rota Romântica

sul alemanha1

Quanto tempo devo programar para fazer o roteiro “X”?  Eu costumo pesquisar o que as agências de turismo oferecem para se ter uma nocao de duas coisas : primeira – o que è “imperdível” ( de acordo com o mainstream das agências de turismo ) e quanto tempo eles planejam para ficar em tal lugar. Vou dar um exemplo :

Eu achei na internet o seguinte roteiro pelo Sul da Alemanha / Rota Romântica  oferecido pela agência XYZ:

Dia 1 – Frankfurt – Rüdesheim   65 km

Dia 2 – Rüdesheim – Heidelberg – Baden-Baden   219km

Dia 3 – Baden-Baden – Lago Constance – Lindau   312km

Dia 4 – Lindau – Munique   181km

Dia 5 – Munique – Oberammagau – Garmisch – Munique   202km

Dia 6 – Munique – Nürnberg    171km

Dia 7 – Nürnberg – Rothenburg – Würzburg   175km

Dia 8 Würzburg – Frankfurt   120km

Este roteiro pode servir de base ou inspiracao ao seu próprio roteiro, achou muito corrido ? Nao faz questao de visitar tal lugar ou quer adicionar outro ? Tudo fica mais fácil se só você faz suas próprias escolhas…

Aguardem a parte dois deste post!