Tags

,

Hanoi assim como Saigon é o grande portão de entrada para quem está chegando ao Vietnã de avião. A cidade atrai mais pela sua proximidade da Baía de Halong que fica à 3 horas da capital.

Com certeza Hanoi é uma cidade que polariza ou você ama ou odeia… É inegável o caos das milhões de motos, ambulantes vendendo comida a cada esquina, trem passando no meio da cidade. Mas enfim, visitá-la faz parte de qualquer viagem ao Vietnã, entretanto um dia inteiro foi mais que suficiente para mim.

Apesar de bem caótica, Hanói também teve seus bons momentos… vou listá-los aqui assim como os highlights da deslumbrante Baía de Halong.

P1000477

1) Se perder pelas ruas do Old Quarter

Rua do nosso hotel em Hanoi

Nós ficamos numa localização privilegiada no Charming Hotel bem no meio do Old Quarter, café da manhã meio fraquinho, mas em compensação super prestativos e quarto confortável pelo preço ( certifique-se se seu quarto tem janela!). Depois de muitos avisos no trip advisor de que há muitos malandros espreitando os turistas no aeroporto, resolvemos usar o pick-up service do hotel e não nos arrependemos!

A melhor forma de explorar o Old Quarter é a pé! Não esqueça seu mapa para explorar este centrinho que é lotado de tudo que um turista precisa: feirinhas, restaurantes e lojas.

As maiores atrações não estão longe do centrinho como por exemplo o Templo da Literatura.

P1000486

2) Dar um passeio no Templo da Literatura

P1000487

Este tempo é de 1070 e a mais antiga universidade de Hanoi. Também dedicado ao filósofo chinês Confúcio. É um verdadeiro oásis no meio do caos de Hanoi.

P1000485

P1000490

3) Comprar muitos souviners nas lojas do Old Quarter ou nas feirinhas noturnas 

P1000491

4) Experimentar a deliciosa culinária vietnamita

P1000494

Goi Cuon é uma das minhas entradas favoritas. Uma versão mais light e saúdavel do rolinho primavera. Ele é recheado com legumes, ervas aromáticas e camarão ou carne envoltas por papel de arroz e servido com o tradicional molho vietnamita com limão, especiarias e chilly. .

Todos os pratos são super bem decorados com muitos legumes e preços super camaradas, por volta de 10 dólares já se pode ter uma refeição completa com entrada, prato principal e sobremesa.

P1000496

5) Dar uma volta ao redor do Lago Hoan Kiem

P1000472

Este lago fica no centro de Hanoi pertinho do Old Quarter. Dá para fazer todo o contorno do lago de 30 a 45 minutos, muitos fazem tai chi de manhã cedo ou ao entardecer.

6) Chegada à Baía de Halong 😮 primeiro impacto com a beleza estonteante da Baía 

Fechamos um pacote de dois dias, uma noite no barco, que para mim foi o ideal. Um dia é muito pouco e três dias pode ser demais para alguns.

Tem centenas de agências oferecendo este pacote em Hanoi por preços que começam com 40 dólares até onde o céu é o limite. Pelo que eu pesquisei, a grande maiorira de reclamações deste tipo de pacote foram os passeios que custaram menos de 100 dólares.

Nós pagamos 150 por pessoa e valeu cada centavo. Refeições com até 5 pratos diferentes, com direito até a uma aula de culinária no barco! Eu aconselho na hora de comprar um pacote destes a investir mais um pouco, porque vale muito a pena.

Nosso barco o Marguerite Garden

P1000502

7) “Lagartear” no deck do barco, tirando mil fotos

P1000511

Minhas expectativas eram muito altas quanto a Halong e tenho que confessar que não me decepcionei. Realmente é tudo isso mesmo que se vê nas fotos, um lugar único e inesquecível.

8) Curtir o pôr do sol em Halong

P1000518

9) Curtir o nascer do sol em Halong 🙂

P1000531

Não deixe de andar de caiaque na Baía!! Fiquei com medo de levar minha máquina e me arrependi muito, pois foi simplesmente sensacional.

10) Andar de caiaque na Baía 

P1000571

P1000572

Nenhuma visita a Halong não seria completa sem uma visita aos vilarejos de pescadores flutuantes.

P1000579Antes de programar sua viagem ao Vietnã eu recomendo o episódio do Top Gear, uma série da BBC com três malucos que decidem viajar de ponta a ponta por este país, muito divertido.