Saindo de Plovdiv, rumamos em direcao sul. Sem querer tivemos grandes surpresas com a natureza deslumbrante deste pais, bem mais isto é assunto para um outro post.

Nosso objetivo era conhecer os mosteiros de Rila e Bachkovo.

O mosteiro de Bachkovo é o segundo maior mosteiro do país. Em comparacao ao mosteiro de Rila ele é pequeno e nao tao lotado de turistas.

Foto “as escondidas”  de dentro do mosteiro – é proibido filmar ou fotografar….

Ele chega a ter uma atmosfera até que “aconchegante”, intimista por ser menor. Eu o visitaria  primeiro e depois o de Rila.

Construído em 1083, este mosteiro é também um lugar de peregrinacao.

Patio do Mosteiro de Bachkovo

Já o Mosteiro de Rila está para os búlgaros, como a cidade de Aparecida está para os brasileiros. Nao sao só as dezenas de ônibus de turistas que visitam a atracao mais famosa da Bulgária que lotam este monumento, mas também o povo búlgaro. È lá que estao os restos mortais do  santo padroeiro do país Ivan Rilski.

Por isso regra número 1 é evitar finais de semana ou as manhas. O melhor horário para visitá-lo é no final da tarde entre as 4 e 5 horas.

Ao se entrar no pátio interno do mosteiro é fácil entender porque ele é tao popular. A atmosfera, as montanhas como pano de fundo, a arquitetura, as pinturas, enfim, é uma combinacao que deu muito certo.

Por se localizar a uma altitude de 1150 metros, pode esfriar rapidamente por lá, até no verao.

Eles nao sao tao rígidos quanto a vestimenta, como nos mosteiros de Meteora, mas nao preciso dizer que micro saias nao sao a melhor pedida para este tipo de passeio….

Desde 1983 ele é patrimônio histórico da Unesco.

Ele fica bem escondido, no meio do parque nacional.

Com certeza um lugar para nao perder em se tratando de Bulgária.

Último post da Bulgária : cavernas, montanhas e vinho, aguardem!